SISTEMA MUSCULAR
- Movimento resulta da contração e relaxamentos alternados dos músculos, que constituem de 40 a 50% do peso total do corpo.
- A função principal do músculo PE transformar a energia química em mecânica para realizar trabalho.
VISÃO GRERAL DO TECIDO MUSCULAR
1 – Os três tipos de tecido muscular são o esquelético, o cardíaco e o liso. O tecido muscular esquelético está fixado primariamente aos ossos: é estriado e voluntário. O tecido muscular cardíaco forma a parede do coração: é estriado e involuntário. O tecido muscular liso está localizado principalmente nos órgãos internos: é não estriado e involuntário.
2 – Por meio da contração muscular e do relaxamento, o tecido muscular realiza quatro funções importantes: a) produz os movimentos do corpo; b) estabiliza as posições do corpo; c) movimenta substâncias dentro do corpo e regula o volume do órgão; e d) produz calor.
3 – Quatro propriedades especiais dos tecidos musculares são: a) a excitabilidade elétrica, a propriedade de responder aos estímulos, produzindo potenciais de ação; b) a contratilidade, a capacidade de gerar tensão para realizar trabalho; c) a extensabilidade, a capacidade de ser esticado; e d) a elasticidade, a capacidade de retornar à sua forma original após a contração ou a extensão.
TECIDO MUSCULAR ESQUELÉTICO
1 – A tela subcutânea (hipoderme) separa a pela dos músculos, fornece uma via aos vasos sanguíneos e nervos para entrada e saída dos músculos e protege os músculos de trauma físico. A fáscia reveste as paredes do corpo e os membros, circundando e suportando os músculos, permite movimento livre dos músculos, transporta nervos e vasos sanguíneos e preenche o espaço entre os músculos.
2 – Os tendões e as aponeuroses são extensões do tecido conjuntivo além das fibras musculares que fixam o músculo ao osso ou a outro músculo. Um tendão, geralmente, tem a forma de um cordão; uma aponeurose é ampla e plana.
3 – Os músculos esqueléticos são bem supridos de nervos e vasos