Sistema Muscular
O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. Ele acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque o hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência a insulina). A insulina promove a redução da glicerina ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células, para ser utilizado como fonte de energia. Então, se houver falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente haverá aumento de glicose no sangue e consequentemente, o diabetes.
TIPOS
TIPO I - HEREDITÁRIO
No diabetes tipo 1 o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina em decorrência de um defeito do sistema imunológico , fazendo com que os anticorpos ataquem as células que produzem a esse hormônio . O diabetes tipo 1 ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes com diabetes .
A glicemia em jejum estará normal quando ficar entre 70 e 99 mg/dl . Se o resultado do jejum for de 100 a 125 mg/dl existe intolerância a glicose . Quando o diabetes encontra-se descompensado (glicose acima de 300 mg/dl) podem surgir alguns sinais e sintomas, sendo os principais:
Sede excessiva;
Eliminação de grande quantidade de urina;
Fome excessiva;
Perda de peso;
Cansaço e fraqueza;
Visão embaçada;
Infecções por fungos; denominadas micoses;
Inflamações da pele.
O diabético chega a urinar mais de 5 litros por dia. Alguns casos nem consegue dormir, chega a levantar mais de 6 vezes à noite para ir ai banheiro. Isto acontece quando a glicemia é superior a 180 mg/dl, este excesso de glicose passa a ser eliminado pela urina. Como consequência, o aumento da concentração de glicose na urina acaba “puxando” muito liquido do sangue, o qual também passa a ser eliminado pela urina aumentando