Sistema muscular
Sumário
Introdução 1
Desenvolvimento 2
Conclusão 4
Referências bibliográficas 5
Introdução
Os músculos são estruturas que cruzam articulações e, com isso, conseguem transmitir movimento. Possuem fibras musculares que podem ser controladas por meio do sistema nervoso. São aproximadamente 212 músculos no corpo humano e eles influenciam no peso corporal, ajudam na movimentação do corpo humano, trabalham com a movimentação de seu corpo, auxiliam a manter a temperatura do corpo. O sistema muscular realiza diversos movimentos que são controlados pelo seu cérebro. Os músculos ajudam a manter a postura evitando dores crônicas. Mas, um dos principais trabalhos do músculo é sua capacidade de contração, tornando-se essencial para a movimentação.
01
Desenvolvimento
Os músculos são órgãos constituídos principalmente por tecido muscular, especializado em contrair e realizar movimentos, geralmente em resposta a um estímulo nervoso. Eles podem ser formados em três tipos básicos de tecido muscular, o músculo liso, músculo esquelético e o músculo cardíaco.
Músculo Liso: Esse tipo de músculo tem a capacidade de manter sua tensão por um tempo e estão nos vasos sanguíneos, bexiga, útero, sistema digestivo e vias respiratórias. O sistema nervoso faz com que ele se contraia de forma involuntária, como acontece com o seu estômago.
Multiunitário: Fibras independentes e que não se contraem de forma voluntária. Ex: músculo intrínseco do olho.
Unitários Simples: As células trabalham como uma estrutura única e os impulsos passam de uma célula a outra. Ex: músculo intestinal. Músculo Esquelético: É aquele que pode ser visualizado, ou seja, quando se vai para a academia para aumentar sua massa, a pessoa está exercitando esse tipo de músculo. Surgem em pares e estão relacionados ao esqueleto. São