reutilização da agua
Neste trabalho iremos mostrar a importância da reutilização da água, suas formas e aplicação no dia-a-dia. Hoje a água é desperdiçada e muito tanto em nossas residências como no meio industrial. A maioria dos esgotos gerados pela população não são tratados.
REUTILIZAÇÃO DE AGUA
Conceito: a reutilização, ou reaproveitamento, ou reuso da água é o processo pelo qual a água, tratada ou não, é reutilizada para o mesmo ou outro fim.
O reuso reduz a demanda sobre os mananciais de água devido à substituição da água potável por uma água de qualidade inferior. Tal substituição é possível em função da qualidade requerida para um uso específico. Dessa forma, grandes volumes de água potável podem ser poupados pelo reuso. Quando se utiliza água de qualidade inferior (geralmente efluentes pós-tratados) para atendimento das finalidades que podem prescindir desse recurso dentro dos padrões de portabilidade.
A bem da verdade, nota-se um receio geral na imprensa, nos governos, na sociedade civil, para o tema escassez de água. Tarifas baixas ou mesmo hipocrisia impedem as companhias de abastecimento de se capitalizarem. Para expandir a rede, combater os vazamentos crônicos existentes nas redes hidráulicas (manutenção). E ainda por cima, incentivam o desperdício que permanece quase sempre generalizado nos lares, nas indústrias, na agricultura. Impedem também a construção de ETEs, Estações de Tratamento de Esgoto, essenciais para a saúde e a economia, pois o esgoto de hoje, pode ser a água potável de amanhã. Nesse contexto atual, torna-se imprescindível o uso racional da água. O consumo de água diário de uma família no Brasil são cerca de 200 litros, dos quais: 27% (cozinhar, beber água), 25% higiene (banho, escovar os dentes), 12% lavagem de roupa, 3% outros (lavagem de carro) e finalmente 33% descarga de banheiro. O que mostra que, tanto nas cidades como nas indústrias se existirem duas redes de água, reutilizando água cinzenta (que são as