resenhas
A Sociologia nasce e desenvolve-se com o Mundo Moderno. /reflete as suas principais épocas e transformações. Em certos casos, parece apenas a sua crônica, mas em outros desvenda alguns dos seus dilemas fundamentais. Volta-se principalmente sobre o presente, procurando reminiscências do passado, anunciando ilusões do futuro. Os impasses e as perspectivas desse Mundo tanto percorrem a sociologia como ela percorre o mundo. Se nos debruçarmos sobre os temas clássicos da sociologia, bem como sobre as suas contribuições teóricas, logo nos deparamos com as mais diversas expressões desse Mundo. Sob diversos aspectos, ela nasce e desenvolve-se com ele. Mais do que isso, o Mundo Moderno depende da Sociologia para ser explicado, para compreender-se. Talvez se possa dizer que sem ela esse Mundo seria mais confuso, incógnito.
(...) É claro que se podem reconhecer antecedentes ou prenúncios da sociologia em idéias, filosofias e correntes de pensamento de outras épocas. São comuns as referências a Montesquieu, Vico e Rousseau, entre outros. Mas cabe lembrar que esses e outros precursores foram “inventados” pelos fundadores da Sociologia. Os quadros intelectuais e a problemática social desta, quando estabelecidos, tornam possível descobrir, localizar, criar ou recriar precursores. E isto é tanto mais fácil quando se constata que os antecessores realmente estavam buscando compreender as manifestações iniciais menos desenvolvidas, mas já assinaladas, do Mundo Moderno.
É possível dizer que a sociologia é uma espécie de fruto muito peculiar desse mundo. No que ela tem de original e criativa, bem como de insólita e estranha, em todas as suas principais manifestações do pensamento, é um singular produto e ingrediente desse mundo.
(...) O pensamento filosófico do século XVIII e começo do XIX compreende um conjunto de contribuições de maior importância para as ciências sociais em geral e a Sociologia em particular. O