hoje
Educação pré escolar
Infantário
Jardim de infância
Ensino básico
Ensino secundário – médio
Ensino superior
Gradução:
Bacharelado
Licenciatura
Tecnologia
Pós graduação:
Lato sensu
Especialização
Stricto sensu
Mestrado
doutorado
Pós doutorado:
Infantário
Um infantário, consiste num espaço destinado ao cuidado e acompanhamento pedagógico de crianças com idades compreendidas entre os 3 meses e os 6 anos. Dos 3 meses aos 3 anos as crianças encontram-se na valência de creche, transitando para jardim de infância após os 3 anos de idade.
A Segurança Social é a entidade reguladora e ficalizadora da componente de creche, enquanto que a componente de jardim de infância é da responsablidade do Ministério da Educação (Portugal).
O maior diretório de infantários em Portugal é o infantários.pt.
Jardim de infância
Jardim de infância é um termo criado pelo alemão Friedrich Froebel (1782-1852), que foi um dos primeiros educadores a se preocupar com a educação de crianças. Na tentativa de criar um espaço singular para que um tipo especial de educação fosse realizado por algum tempo pensou em uma palavra que pudesse explicar esse espaço, denominado por ele Kindergarten, ou "Jardim de infância" em português. A ideia de criar um "jardim da infância" parte do princípio de que as crianças devem ser cultivadas e cuidadas assim como os jardins participam no processo de desenvolvimento das plantas.
Brasil
As primeiras instituições brasileiras de atendimento às crianças de zero a seis anos surgiram ainda no Império com intuito de amparar as que eram abandonadas nas ruas das cidades, como os orfanatos, os asilos para pobres e a Santa Casa de Misericórdia, com sua roda dos expostos.
O desenvolvimento da medicina e da microbiologia, e a viabilização da amamentação artificial, possibilitou amparar essas crianças sem os alarmantes índices de doenças e de mortalidade da época. Um dos pioneiros nessa experiência no exterior foi o médico Friedrich