Mobilidade urbana
Danieli Miranda
Hiago Fernandes
Kelwyn Hilha
Mara Regina Zluhan
Faculdade Avantis
Arquitetura e Urbanismo
Metodologia do trabalho cientifico
24/06/2013
Resumo
O urbanismo da cidade é formado por vários sistemas, entre eles: o sistema viário que trata sobre o meio de locomoção dos indivíduos e a mobilidade urbana incluindo o sistema de drenagem; o sistema sanitário que fala sobre a rede pluvial; o sistema energético composto por gás e eletricidade; e sistema de comunicação realizado através da internet e a telecomunicação. No sistema viário temos a questão da mobilidade urbana com todos os seus problemas, como os congestionamentos causados pelo excesso de carros, a deficiência dos transportes públicos, a falta de interligação dos meios de transporte e o planejamento urbano.
Palavras-chave: Mobilidade. Urbanismo. Transportes. Sistema
1 INTRODUÇÃO
Neste artigo trazemos os quatro principais sistemas da urbanização das cidades, que são: o sistema viário, sistema sanitário, sistema energético e sistema de comunicação. Deu-se ênfase no sistema viário, trazendo a questão da mobilidade urbana e seus efeitos decorrentes do mau planejamento governamental. O transporte público pouco eficaz e os grandes congestionamentos dos centros urbanos, faltando nas cidades à interligação dos meios de transporte.
2 MOBILIDADE URBANA
A mobilidade urbana está firmada no conceito de que todo cidadão tenha meios de transitar pela cidade de modo rápido, fácil e seguro, sendo através de vias para carros particulares ou também, através do transporte público, estes vêm sendo um dos principais assuntos de pesquisas e artigos, pois nunca se vivenciou uma época em que se comprasse e utilizasse esta quantidade imensa de carros e motos que hoje vemos nas ruas. Este fato tem gerado complicações e tem dificultado a mobilidade nas cidades, pois estas não estão preparadas para receber essa quantidade de automóveis que tem tomado uma