Sistema muscular
Sistema Muscular
Introdução
Os músculos representam cerca de 50 a 60% do peso do corpo, quando eles se contraem afetam o movimento de todo o corpo, do sangue, do alimento e da respiração por exemplo. Existem mais de 600 músculos no nosso corpo. Funções: Contração e relaxamento = movimento; Postura.
Tipos de músculo Músculos lisos: São encontrados nas vísceras, como nos sistemas digestório e respiratório e nos vasos sanguíneos. São de contração involuntária e são uninucleados. Sua contração é lenta, porém possui alto grau de extensibilidade. A disposição das fibras consiste em uma camada interna circular e outra externa longitudinal o que permite a diminuição do seu diâmetro durante a contração.
Músculo estriado cardíaco: Presente apenas no coração, este tipo de músculo possui uma aparência semelhante a dos músculos estriados esqueléticos, e o mecanismo de contração é basicamente o mesmo. É involuntário e uninucleado.
Página 1 de 8
Apostila de Anatomia e Fisiologia Humana – Sistema Muscular - Professor Raphael Varial
Músculo estriado esquelético: Está associado ao sistema esquelético e possui estrias transversais. É de contração voluntária e multinucleada.
Membranas dos músculos
Perimísio; Epimísio; Endomísio.
Componentes Anatômicos de um músculo
Ventre Tendão Aponeurose
Fáscia Origem Inserção
Tendões
Na maioria, os músculos voluntários não estão inseridos diretamente nos ossos, mas por meio de um cordão fibroso, forte, resistente e inelástico chamado tendão. Podem se apresentar de forma compactada ou de forma larga e plana que é chamado de aponeurose.
Página 2 de 8
Apostila de Anatomia e Fisiologia Humana – Sistema Muscular - Professor Raphael Varial
Quadros com os principais músculos e ações
Músculos da Face e Couro Cabeludo Músculos Ação
Occipitofrontal Frontal
Puxa o couro cabeludo para trás Puxa o