SISTEMA MUSCULAR RESPOSTAS
1. Conexão existente entre quaisquer partes rígidas do esqueleto, quer sejam ossos, quer cartilagens.
2. FIBROSAS: o elemento que se interpõe é o tecido conjuntivo fibroso, e tem mobilidade extremamente reduzida. Pode ser do tipo suturas – sendo divididas em planas, escamosas e serreadas -, sindesmoses – quando não está no crânio - e gonfose – no dente.
CARTILAGINOSAS: o tecido que interpõe é cartilaginoso, e a mobilidade é reduzida. Pode ser do tipo sincondrose – quando a cartilagem é hialina, e é rara – e sínfise – quando a cartilagem é fibrosa.
SINOVIAIS: o elemento que interpõe é a sinóvia, ou líquido sinovial, presente na cavidade articular da cápsula articular, e tem grande mobilidade.
3. FIBROSAS: Sutura – entre ossos do crânio. Sindesmose – sindesmose tíbio-fibular Gonfose – dento-alveolar
CARTILAGINOSAS: Sincondrose – sincondrose esfeno-occipital Sínfise – sínfise púbica ou entre os corpos das vértebras(disco intervertebral).
4. Peças fibrosas no crânio: Sutura plana entre os ossos nasais, Suturas escamosas entre os ossos do parietal e temporal e as Suturas serreadas ou denteadas entre os ossos parietais tem mobilidade extremamente reduzida embora o tecido interposto confira uma certa elasticidade. As peças cartilaginosas de natureza hialina, se apresentam na sínfise púbica, disco intervertebral e na sincondrose esfeno-occiptal onde estas peças apresentam uma mobilidade reduzida.
5. Pontos fracos na estrutura do crânio, de maior separação entre os ossos pela presença de maior quantidade de tecido conjuntivo fibroso, também sendo chamados de fontículos (e popularmente de “moleiras”). Desaparecem quando se completa a ossificação do crânio. São regiões onde a calcificação ainda não foi completada tendo grande volume de tecido conjuntivo fibroso, possibilitando um maior distanciamento e mobilidade dos ossos que, facilita uma redução