Senhor
Fisiologia I
2014
Introdução:
A informação sensorial é integrada em todos os níveis do sistema nervoso e gera respostas motoras apropriadas, que tem início na medula espinhal, com reflexos musculares relativamente simples, estendem-se para o tronco cerebral com respostas mais complexas e finalmente estendem-se para o prosencéfalo, onde as habilidades musculares mais complexas são controladas.
A substancia cinzenta da medula espinhal é a área integrativa para os reflexos espinhais. A figura 1 mostra a organização típica da substancia cinzenta medular em um determinado segmento da medula. Os sinais sensoriais entram na medula quase exclusivamente através das raízes sensoriais (posteriores).
Após a entrada na medula, cada sinal sensorial trafega por duas vias separadas:
Um ramo do nervo sensorial termina quase imediatamente na substancia cinzenta da medula e provoca os reflexos espinhais segmentares locais e outros efeitos locais. Outro ramo transmite sinais para níveis superiores na própria medula e para o tronco cerebral, ou mesmo para o córtex cerebral.
Fig. 1 - Conexões das fibras sensoriais periféricas e das fibras corticoespinhais com os interneurônios e neurônios motores anteriores da medula espinhal.
Cada segmento da medula espinhal (no nível de cada nervo espinhal)
possui
muitos milhões de neurônios em sua substancia cinzenta.
Exceto
os
sensoriais,
neurônios-relé os outros
neurônios são de dois tipos: neurônios motores anteriores e Interneurônios.
Neurônios motores anteriores: Milhares de neurônios, 50 a 100%, maiores que a maioria dos outros neurônios, estão localizados em cada segmento dos cornos anteriores da substancia cinzenta medular e são chamados de neurônios motores anteriores. Eles dão origem as fibras nervosas
2
que deixam a medula através das raízes ventrais e inervam diretamente as fibras musculares esqueléticas. Estes neurônios