sistema límbico
Índice de Imagens
1) Introdução
2) Revisão da Literatura
2.1. Sistema Límbico
O sistema límbico é a unidade responsável pelas emoções e pelos comportamentos sociais e está localizado na superfície medial do cérebro dos mamíferos, margeando o corpo caloso. Este é constituído por neurónios que formam o lobo límbico.
Os neurónios são células do sistema nervoso responsáveis pela condução do impulso nervoso e são constituídos pelo corpo celular, núcleo celular, as dendrites, o axónio e as telodenditres.
Este sistema comanda certos comportamentos necessários à sobrevivência de todos os mamíferos através do sistema nervoso autónomo e interferindo no funcionamento visceral e na regulamentação metabólica de todo o organismo.
O sistema nervoso autónomo ou visceral é uma parte do sistema nervoso que se destina ao controle da vida vegetativa, ou seja, controla funções como a respiração, circulação do sangue, controle de temperatura e digestão. No entanto este sistema não se restringe só a isso, é também responsável pelo controle automático do corpo face a modificações do ambiente.
O sistema límbico suporta todas as estruturas cerebrais que estão directamente ligadas a comportamentos emocionais, sexuais, à aprendizagem, à memória e à motivação. A sua principal função é interacção entre as informações recebidas (sensitivo-sensoriais) com o estado psíquico interno e é aí que se processa a atribuição de um conteúdo afectivo a esses estímulos recebido. Primeiro a informação é recolhida, analisada e registada e por fim comparada com memórias já existentes levando isso à produção de uma resposta emocional adequada, consciente ou vegetativa.
As componentes cerebrais que estão associadas ao funcionamento do Sistema Límbico são o Tronco Cerebral, o Hipotálamo, o Tálamo, a Área Pré-Frontal e o Rinencéfalo.
Tronco