Sistema kanban
TRABALHO DE SISTEMA KANBAN
MANAUS-2012
CURSO DE AUXILIAR DE LOGISTICA
JUCILANE
LUANA
Mª GREICE
Mª JAYNE
MARIANA
WILCILANE
TRABALHO DE SISTEMA KANBAN
Trabalho solicitado para obtenção de nota parcial na disciplina de Logística, ministrada pelo Prof. David da Silva Queiroz, do CETAM – Centro de Educação Tecnológica do Amazonas.
MANAUS-2012
INTRODUÇÃO
A História de um Sistema Kanban
Um dos aspectos mais interessantes dos métodos ágeis é sua estruturação conceitual. Oficialmente são quatro declarações de valor que nos inspiram, um pequeno conjunto de princípios que nos guiam e uma grande quantidade de métodos que nos ajudam a estabelecer "como" as coisas devem ser feitas. Cada método estabelece seu próprio conjunto de pressupostos e práticas. E é comum equipes de projeto adotarem práticas de diferentes métodos enquanto os adaptam às suas realidades.
Depois de quase cinco anos trabalhando com desenvolvimento ágil, nosso dia-a-dia de trabalho nos levou além das fronteiras estabelecidas pelos diversos métodos. Algumas práticas se consolidaram e hoje estão imersas no nosso cotidiano de tal maneira que sem elas, tudo pára. Outras foram vencidas pelo nosso processo de adaptação e acabaram em desuso.
Em janeiro desse ano, nosso processo adaptativo cruzou o caminho de uma nova abordagem hoje especialmente defendida e divulgada por David Anderson e Corey Ladas. Essa abordagem usa um kanban como elemento central para fazer fluir todo o trabalho necessário para tirar uma demanda da lista de desejos do cliente, transformando-o em software funcional. O foco do modelo é a entrega de software just-in-time. Isso significa essencialmente entregar o software certo na hora certa e fazer isso repetidamente com o objetivo de diminuir ao máximo o tempo entre a demanda e a entrega, por meio da detecção e eliminação das perdas que ocorrem nesse intervalo. Na prática, essa abordagem abre todas as portas para uma boa implementação Lean e pode ser uma