SISTEMA JAPONÊS DE ADMINISTRAÇÃO
ALMENARA
2013
BERGSON SOUTO BISPO
KEILA RODRIGUES DOS SANTOS
PATRICIA SILVA DE ALMEIDA
RENATO PINHEIRO ROCHA
SISTEMA JAPONÊS DE ADMINISTRAÇÃO
Trabalho apresentado ao curso de Administração, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Norte de Minas Gerais.
Almenara
2013
INTRODUÇÃO Após a Segunda Guerra Mundial o país sofreu uma defasagem na sua economia, criando um sistema que funcionasse de acordo com seus recursos para desenvolvimento do país. O sistema de produção japonês tal como é estruturado atualmente surgiu nos 25 anos seguintes a segunda guerra. Tendo como idealizador o engenheiro Taiichi Ohno, a administração Japonesa nasceu no chão de fabrica, nos setores operacionais da manufatura, com a filosofia básica de evitar qualquer tipo de desperdício e de promover o melhoramento contínuo. Com esta filosofia agregada a permamente busca de conhecimentos e tecnologias avançadas de produção (controle estatístico de processos, planejamento de produção, engenharia de produtos), aliados ao favorecimento da política econômica governamental, os produtos japoneses alcançaram um diferencial competitivo no mercado internacional.
DESENVOLVIMENTO
Administração Japonesa: A administração japonesa nasceu no chão de fabrica, nos setores operacionais da manufatura, com a filosofia básica de evitar qualquer tipo de desperdício e de promover o melhoramento continuo. Com esta filosofia, agregada a permanente busca de conhecimentos e tecnologias avançadas de produção (controle estatístico de processos, planejamento de produção, engenharia de produtos) e aliados ao favorecimento da política econômica governamental, os produtos japoneses alcançaram um diferencial competitivo no mercado internacional. Foi esta diferenciação que resgatou o foco da comunidade empresarial à área de produção, que até então era vista pelos outros setores na