Sistema internacional de unidades
O Sistema Internacional de Unidade é um sistema utilizado para realizar medidas padronizadas, adotando-se uma unidade para cada grandeza física. Grandeza é tudo aquilo que pode ser medido, como por exemplo, velocidade, tempo, massa e força.
Sistema Internacional de Unidades-SI Unidade Básica
Quantidade Nome Símbolo Dimensão e representação
Comprimento metro m [L] l,h,r,x
Massa quilograma kg [M] m
Tempo segundo s [T] t
Corrente elétrica ampère A [A] I,i
Temperatura Termodinâmica Kelvin K [K] T
Quantidade De Substância mole mol [mol] n
Intensidade luminosa Candela cd [cd] Iv
Definição das unidades básicas
Metro: Unidade de comprimento, distância que um raio de luz, no vácuo, percorre no intervalo de 1/299 792 458 do segundo.
Quilograma: Unidade de massa, massa do padrão internacional, mantido em Sévres, na França.
Segundo: Unidade de tempo, é a duração de 9 192 631 770 períodos da radiação resultante da transição eletrônica entre dois níveis de energia hiperfinos do estado fundamental do átomo de Césio-133.
Ampère: Unidade de intensidade de corrente elétrica, é uma corrente elétrica constante que se for mantida em dois condutores lineares paralelos, de seção reta desprezível e de comprimento infinito, colocados à distância de 1 metro um do outro, no vácuo, produziria entre eles uma força de 2 x 10-7 newton por metro de comprimento dos condutores.
Kelvin: Unidade de temperatura termodinâmica, é a fração 1/273,16 da temperatura termodinâmica do ponto triplo da água.
Mole: Unidade de quantidade de substância, é a quantidade de um sistema que contém tantas partes elementares quanto o número de átomos encontrados em 0.012 kg do elemento Carbono-12.
Candela: Unidade de intensidade luminosa, é a intensidade da radiação monocromática de frequência igual a 540 x 1012 hertz, emitida por uma fonte, em dada direção, correspondente a 1/683 do watt por steradiano.
Bibliografias: