SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES
O Système International d’Unités (SI),a forma moderna do sistema métrico, é o mais largamente usado sistema de unidades e medidas ao redor do mundo. Mas não obstante este é predominantemente, usado impropriamente no sistema com incorretos nomes e símbolos usados como rotina – até mesmo por bem educadas pessoas que deveriam conhece-los melhor. por exemplo, como frequentemente nós vemos: mHz, Mhz ou mhz, escritos quando se referindo a velocidade do relógio do computador (frequência de operação da máquina). A forma correta é na verdade MHz. Note que as letras maiúsculas são importantes!
Portanto, um sistema claro (preciso e não dúbio) para o uso de unidades faz-se necessário, satisfazendo os seguintes princípios:
1. o sistema deveria consistir em unidades de medição baseado em grandezas invariáveis na natureza;
2. todas as unidades diferentes da unidade base deveriam ser derivadas desta unidade base, e
3. múltiplos e submúltiplos das unidades deveriam ser decimal.
O nome Système International d’Unitès (Sistema Internacional de Unidades) com a abreviação internacional (SI) foi adotada pela Conférence Générale des Poids et Mesures (CGPM) em 1960. Ele é um sistema coerente baseado em sete unidades base ou fundamentais que são: o metro (m), o quilograma (kg), o segundo (s), o ampère (A), o kelvin (K), o mol (mol) e a candela (cd) (CGPM 1960 e 1971).
O Sistema de Unidades adotado oficialmente no Brasil é o Sistema Internacional de
Unidades, ratificado pela 11ª Conferência Geral de Pesos e Medidas de 1960 e atualizado nas seguintes até a 21ª Conferência, de 1999.
Capítulo 1 Notas Históricas
Em 1948 a 9ª Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM), pela Resolução 6, instruiu o Comitê Internacional para Pesos e Medidas (CIPM):
{ Estudar o estabelecimento de um completo conjunto de regras para unidades de medidas|;
{ Encontrar fora deste propósito, através de investigação oficial, a opinião predominante em círculos científicos,