Materiais de construcao 1
DEFINIÇÃO: É um material pulverulento quimicamente ativo que promove a ligação entre os grãos dos agregados Os aglomerantes são utilizados para produzir pastas (aglomerante + água), argamassas (aglomerante + agregado miúdo + água), e concretos (aglomerante + agregado miúdo + agregado graúdo + água).
CLASSIFICAÇÃO DOS AGLOMERANTES AÉREOS – São aqueles que endurecem por exposição ao ar (através de reação química) e não resistem quando expostos à ação da água, mesmo após o endurecimento. Exemplos: Cal aérea e Gesso HIDRÁULICOS – Endurecem através da reação química com a água, reação esta chamada de hidratação. Após o endurecimento resistem à ação da água. Exemplos: Cal hidráulica, cimento Portland, cimento aluminoso, aglomerantes mistos de cal e pozolanas. Os aglomerantes podem ainda ser divididos em aglomerantes: SIMPLES: Composto apenas de um aglomerante. MISTOS: Composto de mais um aglomerante ou de um aglomerante mais adição. Ex. Cal aérea (aglomerante aéreo) + pozolana (material natural ou artificial que possui propriedades aglomerantes quando na presença de hidróxido de cálcio (Ca(OH) 2)). Esta combinação produz um aglomerante hidráulico. As pozolanas naturais eram muito utilizadas na Roma antiga devido ao baixo custo e adequação ao uso pretendido na época. Atualmente os materiais pozolânicos são muito utilizados na produção de concretos e argamassas especiais e também para produzir cimentos pozolânicos. As pozolanas têm a propriedade de melhorar algumas qualidades dos concretos e argamassas.
TIPOS DE AGLOMERANTES AGLOMERANTES AÉREOS
1.1. GESSO Obtido a partir da desidratação total ou parcial da gipsita (CaSO4.2H2O), material natural encontrado na natureza com algum teor de impurezas como a sílica (SiO2), a alumina (Al2O3), o óxido de ferro (FeO), e o carbonato de cálcio (CaCO3), sendo o teor máximo de impurezas limitado em 6%. A Gipsita é calcinada (queimada) em