materiais de construção 1
O Laboratório de materiais de construção é destinado as aulas práticas e estudo das propriedades dos materiais de construção civil, como: materiais a base de cimento Portland (argamassas e concretos). Em resumo é onde se estuda e pesquisa os diversos materiais utilizados em Engenharia, sua obtenção, propriedades e técnicas de utilização. Sendo assim este relatório apresenta de forma breve a descrição dos ensaios realizados em aula.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Determinação da composição granulométrica dos agregados
O ensaio tem como objetivo caracterizar os agregados quanto ao tamanho e à distribuição de suas partículas.
Aparelhagem:
Balança com resolução de 0,1% da massa da amostra de ensaio;
Estufa para secar a amostra;
Peneiras das séries normal e intermediária, tampa e fundo;
Pincel;
Peneirador mecânico (facultativo).
A amostra para o ensaio deverá ser colhida no canteiro de obra, tendo o cuidado de recolher material de diferentes locais onde o agregado está armazenado. Logo após a amostra deverá ser colocada em estufa e esfriar à temperatura ambiente para depois reduzir a amostra em pequenas porções que serão utilizadas para o ensaio, o ensaio deverá ser realizado com duas amostras representativas na qual deveremos determinar suas massas (M1 e M2).
A massa mínima, por amostra de ensaio é estimada de acordo com a tabela abaixo, onde a DMC é estimada:
Dimensão Máxima Característica (DMC) do agregado, em mm
Massa Mínima da Amostra para o ensaio em kg
< 4.8
6.3
9.5 < DMC < 25
32 e 38
50
64 e 76 0,5
3
5
10
20
30
Encaixa-se as peneiras sempre observando a ordem crescente da abertura das malhas (a ordem deve ser crescente de baixo para cima).
Coloca-se a amostra na peneira superior e executa-se o peneiramento, que pode ser manual ou mecânico. Pesa-se o material que ficou retido em cada peneira. Procede-se novamente o peneiramento até que, após 1 minuto de agitação contínua, a massa