sistema horus
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
ARARANGUÁ, NOVEMBRO DE 2009
Introdução
O Cartão Nacional de Saúde atende a uma demanda histórica da saúde no Brasil. Tem como objetivo fundamental a identificação unívoca do usuário do SUS e o acompanhamento do conjunto de atendimentos realizados pelo sistema de saúde, onde quer que eles aconteçam através do acesso a uma base nacional de dados de saúde do cidadão. É o instrumento de informatização necessário para a organização da rede de atenção à saúde e de gestão do SUS. O sistema Cartão Nacional da Saúde facilita o atendimento ao cidadão e qualifica o trabalho dos gestores e profissionais da área da saúde. Ele identifica o indivíduo para garantir a cidadania, coordena informações para humanizar o atendimento e padroniza os procedimentos para democratizar o uso do recurso público. A análise dessa base de dados da saúde, por si só, já constitui ação estratégica para a formulação de políticas de saúde. Diante disso, percebe-se o impacto e a amplitude do uso das tecnologias de informação e de telecomunicação na gestão da saúde pública.
Princípios do Sistema do Cartão Nacional de Saúde
Normas básicas
O Cartão Nacional de Saúde é um sistema de informação de base nacional que permite a identificação dos usuários das ações e serviços de saúde através de um número, único para cada cidadão, válido em todo o território nacional. Coordenado pelo Ministério da Saúde, esse sistema permite a vinculação do usuário à atenção realizada pelas ações e serviços de saúde, ao profissional e ao estabelecimento de saúde responsável pela sua realização.
Ele disponibiliza aos usuários, e aos profissionais de saúde autorizados, os dados e as informações de seus atendimentos no SUS por meio de área pessoal restrita criada no Portal de Saúde do Cidadão. Os profissionais de saúde só terão acesso, de forma seletiva, a dados de saúde de um cidadão quando necessários