aaaa
Dicas de Finanças
Finanças
Você pode achar que falar de finanças é coisa para grandes empresas.
Talvez este assunto nem tenha sido tratado com a devida importância mesmo em sua informalidade. Contudo, entender que finanças é assunto para todo tipo de empreendimento é sem dúvida um belo exemplo de visão empreendedora.
Contabilidade: Sendo agora formal, certamente você terá que procurar um escritório de Contabilidade. O contador, por sua vez, tem por tarefa registrar suas movimentações contábeis e financeiras, além de ajustar suas contas perante as autoridades municipais, estaduais e federais. Ele também será o responsável pelas orientações tributárias e fiscais, inclusive sobre o imposto de renda, entre outros.
Procure assim um profissional de Contabilidade ou um Escritório
Contábil para efetivar sua formalização e iniciar assim um processo legal e correto.
Contas a Pagar e a Receber
Todo o empreendimento tem despesas que fazem parte de suas obrigações, podendo ser fixas (água, luz, telefones, aluguéis, salários) ou variáveis (manutenções, combustíveis, refeições, despesas de viagens).
A partir de agora, e por ter o compromisso fiscal, você terá que obter comprovantes formais e legais (notas fiscais, recibos, contratos, etc.), pois todos deverão ser contabilizados e farão assim parte de seu caixa e apresentados à sua contabilidade como documentos comprobatórios de suas despesas e custos.
Essas contas deverão ser registradas em seu controle de CONTAS A
PAGAR e CONTAS A RECEBER.
3
Contas Pessoais x Contas da Empresa
Uma coisa muito comum na vida dos pequenos empresários é o hábito de se misturar contas da empresa com contas pessoais (particulares). O melhor a fazer é separar todas as contas a Pagar e a Receber da empresa daquelas que fazem parte de sua vida pessoal.
Uma ótima receita é a de se atribuir uma espécie de salário, o Pró-Labore, que será a remuneração de seus trabalhos como gestor da empresa e será