Sistema gtd
O objetivo de um sistema elétrico de potência (SEP) é gerar, transmitir e distribuir energia elétrica atendendo a determinados padrões de confiabilidade, disponibilidade, qualidade, segurança e custos, com o mínimo impacto ambiental e o máximo de segurança pessoal.
Confiabilidade e disponibilidade são duas importantes e distintas características que os SEP's devem apresentar.
Confiabilidade representa a probabilidade de componentes, partes e sistemas realizarem suas funções sem falhar. A confiabilidade não reflete no tempo necessário para a unidade em reparo retornar à condição de trabalho.
Disponibilidade é definida como a probabilidade que o sistema esteja operando adequadamente quando requisitado para uso. A disponibilidade é a função da confiabilidade e da manutenção.
Se um sistema tem uma alta disponibilidade não necessariamente terá uma alta confiabilidade. A confiabilidade mantida constante, mesmo num valor alto não implica diretamente uma alta disponibilidade. Quando o tempo para reparo aumenta, a disponibilidade diminui.
Mesmo um sistema com uma baixa confiabilidade poderia ter uma alta disponibilidade se o tempo para reparo fosse curto.
Qualidade da energia é a condição de compatibilidade entre sistema supridor e carga atendendo critérios de conformidade senoidal.
Segurança está relacionado com a habilidade do sistema de responder a distúrbios que possam ocorrer no sistema. Em geral os sistemas elétricos são construídos para continuar operando após ser submetido a uma contingência.
A estrutura do sistema elétrico de potência compreende os sistemas de geração, transmissão, distribuição e subestações de energia elétrica, em geral cobrindo uma grande área geográfica.
O sistema atual de energia elétrica é baseado em grandes usinas de geração que transmitem energia através de sistemas de transmissão de alta tensão, que é então distribuída para sistemas de distribuição de