Trabalho
PARA MARCAS DO SETOR DE MODA1
Sandra Regina Rech2
Daniela Nunes Farias3
RESUMO: Este artigo objetiva verificar a importância das ações de branding, compreendendo o fortalecimento e a relevância da imagem da marca na construção de vínculos com o público que a consome. Diretamente ligado à administração da marca, o objetivo principal do branding ultrapassa a natureza econômica. O consumo de produtos de moda está envolto por uma atmosfera emocional, onde o imaginário sobressai à realidade. No entanto, o ciclo de vida deste produto é relativamente curto e exige que as estratégias de comunicação adotadas causem um efeito quase que imediato no desejo e na atratividade do produto pelos consumidores.
PALAVRAS-CHAVE: Design, Branding, Marca, Gestão.
INTRODUÇÃO
A moda é um fenômeno que nasce com a chamada “modernidade” e, desde então, permeia discussões sobre sua real importância, tanto no campo intelectual quanto no campo dos negócios. Surge no âmbito do vestuário, contudo, atualmente, instalou-se em todas as áreas da sociedade. “Por meio de um processo de difusão de um conceito, a moda estimula o consumo e interpõe um incentivo oculto para levar as pessoas a comprar” (COBRA, 2007, p.
12). A moda encanta a sociedade de consumo com o novo. É a novidade, o anseio por algo diferente e original que leva as pessoas a comprarem produtos de moda.
O encantamento desse universo deve-se muito às grandes marcas de moda, que despertam expectativas nos consumidores através de um conceito, mostrado em desfiles de moda, lojas e superproduções. Criam, também, a ilusão, nos clientes de integrar um mundo à parte do seu, ou seja, ao usar determinado produto que carrega o nome da marca estampada, o cliente passa, automaticamente, a pertencer a um mundo de fantasia e sonho.
Este mundo de “encanto”, criado pelas marcas de moda, só é possível devido ao forte trabalho de gestão realizado pelas