123456789
Evolução do Pensamento Administrativo – Professor: Sergio Soares Froes
TEMA: Motivação
O que é Motivação:
Motivação é um impulso provocado por um fator benéfico ou força de vontade, que intensifica a vontade do indivíduo a alcançar um objetivo dando o melhor de si.
Teoria das Relações Humanas
Surgiu em 1929, com a intenção de dar foco nas pessoas que trabalham nas organizações, mas sempre com o intuito de buscar eficiência nas mesmas. Essa abordagem teve desenvolvimento através das ciências sociais.
A experiência de Hawthorne conduzida em uma linha de produção proporcionou grande notoriedade à teoria, dando destaque a diversas variáveis no ambiente de trabalho que poderiam influenciar positivamente ou negativamente a produtividade dos funcionários.
A Teoria das Relações Humanas passou por duas etapas:
- Análise do trabalho e adaptação do trabalhador ao trabalho:
• Consistia na análise das características humanas que cada atividade exigia.
- A adaptação do trabalho ao trabalhador:
• Consistia no estudo da personalidade do trabalhador e do gerente, a motivação e os incentivos do trabalho e a liderança.
Teoria de Recursos Humanos
Douglas McGregor foi quem desenvolveu na década de 50, a “Teoria X e Y”, em que se mostra preocupado com o estilo de produtividade com que os homens tinham, com o trabalho alienado, com tanta super exploração do trabalhador.
A Teoria X: Defende que interações sociais prejudicam a produtividade. Suas características são: responsabilidade pelos recursos da empresa; processo de dirigir os esforços das pessoas propondo o controle para alcance de objetivos; políticas de persuasão, recompensas e punição; remuneração como um meio de recompensa.
1) O ser humano não gosta de trabalhar, e trabalha o mínimo possível.
2) Por essa razão a maior parte das pessoas precisa ser coagida, vigiada, orientada, ameaçada com castigos a fim de