sistema glandular
Este sistema é constituído por um conjunto de glândulas, que associado ao sistema nervoso regula as funções do organismo. Podemos dividi-lo em dois grupos: Sistema Exócrino e Sistema Endócrino. O sistema exócrino É aquele que produz e lança seus produtos nas cavidades dos órgãos ocos ou na superfície da pele. Este sistema é constituído pelas glândulas exócrinas ou de secreção externas. Estas glândulas são dotadas de canais excretores.
O sistema endócrino
É constituído por tecidos glandulares capazes de elaborar substâncias químicas que são lançadas diretamente no sangue. Estas substâncias são os hormônios. Os hormônios são mensageiros químicos que atuam em determinado tecido do corpo - tecido alvo. Cada hormônio atua em determinado tipo de célula, o que garante sua especificidade. A produção dos hormônios é controlada por mecanismos de feedback negativo, também chamado de mecanismo de retroação negativa. Nesse caso, a substância produzida sob estímulo da glândula controla sua própria ação, evitando seu excesso.
Hipófise ou Pituitária
É considerada a glândula mestra da vida, pois seus produtos controlam o funcionamento de praticamente todo o organismo. Encontra-se localizada na base do encéfalo e mede aproximadamente 1 cm de diâmetro, tendo a forma de um grão de bico. A hipófise encontra-se divida em três regiões: adeno-hipófise, neuro-hipófise e parte intermediária. Esta região é controlada por uma parte do cérebro chamada hipotálamo, de onde recebe substâncias químicas: os hormônios de liberação e os hormônios de inibição. Os hormônios produzidos pela adeno-hipófise são chamados de hormônios trófocos, que controlam outras glândulas.
Os principais hormônios são:
a) STH (somatotrophic hormone = hormônio somatotrófoco ou somatotrofina)
Age sobre o crescimento dos animais. Sua deficiência leva ao nanismo. O excesso na fase de crescimento causa o gigantismo. Se ocorrer na adolescência, surge a acromeglalia (crescimento exagerado do queixo,