sistema glandular
R- Sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios.
Freqüentemente o sistema endócrino interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores bastante precisos. O sistema nervoso pode fornecer ao sistema endócrino informações sobre o meio externo, enquanto que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação. Dessa forma, o sistema endócrino em conjunto com o sistema nervoso atua na coordenação e regulação das funções corporais.
Alguns dos principais órgãos que constituem o sistema endócrino são: a hipófise, o hipotálamo, a tireóide, as suprarrenais, o pâncreas, as gônadas (os ovários e os testículos) e o tecido adiposo
2- De o conceito de hormônios.
R- Hormona ou hormônio é uma substância química específica fabricada pelo sistema endócrino ou por neurônios altamente especializados e que funciona como biossinalizador. Os termos provem do grego ormao que significa evocar ou excitar.
As hormonas são segregadas em quantidades muito pequenas na corrente sanguínea. Assim sendo, podem ser produzidas por um órgão ou em determinadas células do mesmo. É libertada e transportada diretamente pelo sangue. A sua função é exercer uma ação reguladora (indutora ou inibidora) em outros órgãos ou regiões do corpo. Em geral trabalham devagar e agem por muito tempo, regulando o crescimento, o desenvolvimento, a reprodução e as funções de muitos tecidos, bem como os processos metabólicos do organismo.
As hormonas ligam-se aos receptores localizados sobre a superfície da célula ou no seu interior, sendo que a ligação de um hormona a um receptor acelera, reduz ou altera a função celular de outra maneira, controlando a função de órgãos inteiros. 4 Alguns hormonas afetam somente um ou dois órgãos (eg. hormona estimulante da tireóide), enquanto outros afetam todo o organismo (eg. hormona tireoidiano). 4
Podemos