Sistema geo
1. INTRODUÇÃO
O Sistema de Localização de Endereços por Setor Censitário trabalha em conjunto com um Sistema de Informações Geográficas (SIG) que auxilia estudos na área da Saúde Pública na Fundação Oswaldo Cruz. O programa foi desenvolvido no Laboratório de Geoprocessamento como parte do projeto SIG/FIOCRUZ, cujo principal propósito é implementar um Sistema de Informações Geográficas dedicado às pesquisas de saúde na Região Metropolitana do Rio de Janeiro focado principalmente para o município do Rio de Janeiro.
Desde 1993, o Laboratório de Geoprocessamento vêm desenvolvendo atividades com o objetivo de gerar, adequar e atualizar bases de dados gráficas (mapas) e não-gráficas (tabelas) georreferenciadas em SIG de maneira a permitir o desenvolvimento de análises espaciais relacionando grande volume de dados sócio-econômicos, de saúde e de ambiente, considerando a distribuição espacial de doenças, riscos ambientais, localização de serviços de saúde. O SIG/FIOCRUZ tem, em todos esses anos, viabilizado diversos estudos, tais como: análise do processo de distribuição populacional em áreas urbanas; mapeamento de áreas de risco epidemiológico; detecção de contaminação ambiental; alocação de recursos públicos; localização de equipamentos urbanos.
A compreensão do processo saúde-doença nas populações tem se beneficiado através do processo de análise da saúde de grupos populacionais considerando a sua localização espacial e temporal, sua inserção no meio ambiente e a distribuição espacial dos recursos de saúde.
Em muitos estudos epidemiológicos não basta descrever as características da população, é necessário saber onde e quando acontecem as doenças, identificar possíveis locais de risco ambiental e identificar locais onde a população vive em situação social vulnerável. Portanto a localização dos eventos de saúde trata-se de uma etapa bastante importante na execução de um projeto de pesquisa.
A utilização de sistemas de informações