SISTEMA GENITAL EMBRIOLOGIA
Origina-se da crista urogenital (elevação do mesoderma intermediário) que gera um cordão nefrogênico, o qual originará o sistema urinário, e a crista gonadal, desenvolvendo o sistema genital.
SITEMA URINÁRIO:
RINS: três conjuntos de rins:
• PRONEFROS: unidades excretoras não funcionais que logo se degeneram porém seus ductos são reutilizados pelo próximo par de rins.
• MESONEFROS: aparecem no final da 4ª semana e consistem em glomérulos e túbulos mesonéfricos que se abrem nos ductos mesonéfricos
• METANEFROS: rins permanentes com duas origens: - Broto uretérico: dilatação da parte caudal do ducto mesonéfricos. Consiste na parte coletora formando o ureter, pelve, cálices e túbulos coletores. - Blastema: parte excretora. Massa do mesoderma intermediário que forma vesículas metanéfricas em volta dos túbulos coletores. Estas vesículas alongam-se e tornam-se túbulos metanéfricos que se desenvolvem e tem suas extremidades invaginadas pelos glomérulos. Assim os túbulos metanéfricos se diferenciam em túbulos contorcidos distal, proximal e na alça de Henle. Esse complexo forma um néfron.
A filtração começa em torno da 9ª semana. O rim migra da pelve para o abdome, afastando-se um do outro e recebendo sua irrigação definitiva da aorta abdominal.
BEXIGA URINÁRIA: originada a partir da parte cranial do seio urogenital (parte ventral da cloaca). Inicialmente é contínua com o alantoide. Este sofre obliteração e forma o úraco.
ÚRACO: é cordão fibroso resultado da obliteração do alantoide, ligado ao ápice da bexiga e ao umbigo
URETRA: origina-se do endoderma do seio urogenital
SISTEMA REPRODUTOR:
DETERMINAÇÃO GONADAL: depende do sexo cromossômico
XX- córtex se diferencia no ovário e a medula regride
XY- medula se diferencia no testículo e o córtex regride.
MASCULINO: presença do cromossomo Y, que contém gene SRY para FDT (fator determinante de testículo) o qual junto ao Sox9 desenvolverá a gônada,