SISTEMA FRANCHISING
Parte do artigo
Apresentação e análise do desenho organizacional, demonstrando as características, limitações e aplicações da estrutura organizacional identificada.
Identificação na estrutura da centralização e / ou descentralização do poder
No SISTEMA FRANCHISING a empresa-líder deseja facilitar o desenvolvimento e ampliação de uma rede, unindo vários elos, cada elo independente, representado por empresas locais/nativas, constituindo uma organização em que uma sócia exerce o papel principal (dominante) e as demais, meras participantes em seus países, com a finalidade de obter ganhos de escala e escopo. É um método de distribuição e comercialização que permite a empresa ofertar seus produtos e/ou serviços, que possuem aceitação no mercado, em larga escala. Defende uma estrutura descentralizada, onde cada proprietário atua como um franqueado regional.
FRANQUEADA é a pessoa física ou jurídica que adere à rede de franquia. Ele é um parceiro do franqueador, sendo que a relação comercial entre as partes não caracteriza vínculo empregatício. O franqueado é definido aquele que recebe a concessão do direito de uso da marca. O FRANQUEADOR assegura ao franqueado a exclusividade em um determinado território de atuação.
MASTER-FRANQUEADA é a empresa que representa o franqueador em outro país, região ou cidade. Ela é responsável pelo desenvolvimento da área a si atribuída, bem como pela manutenção e comercialização das franquias de sua área.
AS MODALIDADES DE FRANQUIAS PODEM SER ASSIM CLASSIFICADAS:
FRANQUIA INDIVIDUAL – não é permitido dividir o espaço com outras marcas.
FRANQUIA SHOP IN SHOP - É uma modalidade operacional que permite ao empresário levar para o interior de sua loja uma mini-franquia, constituída por um quiosque ou mini-loja. Pode ter duas marcas ou empresas atuando em conjunto têm um resultado operacional melhor do que a soma dos resultados que produziriam se atuassem