sistema financeiro
Este trabalho tem como finalidade mostrar a importância dos mercados financeiros para o desenvolvimento económico e social vem ganhando espaço no sentido de que a ampliação do acesso aos mesmos gera impactos positivos na vida das populações.
A informação limitada do lado da procura sobre os factores que ocorrem para que grande parte do mundo não tenha acesso aos serviços financeiros condiciona os fazedores dos serviços de politica a desenhar acções tendentes a sua melhoria. Alem disso, os provedores dos serviços financeiros podem enfrentar constrangimentos para identificar aonde encontrar as oportunidades de investimentos que visem a obtenho de mais valia sem custo acrescidos na sua actividade diária.
O mesmo esta constituído por uma introdução ilustrativa, corpo de desenvolvimento e conclusão dos factos do assunto em causa.
Para concretização do trabalho usou-se a metodologia de investigação científica como a pesquisa bibliográfica conjugada com experiencias quotidianas da vivencia dos membros do grupo.
E de realçar que não e um trabalho não acabado carece de contribuição, sugestões e criticas. .
Sistema financeiro
O sistema financeiro e uma rede de mercados e instituições que tem por função transferir os fundos disponíveis dos poupadores, ou seja aqueles cuja renda e maior do que seus gastos, para os investidores, ou seja, aqueles cujas oportunidades de gastos são maiores do que sua renda. O sistema financeiro intermédia essa transferência de fundos pelo uso de instrumentos financeiro, que são activos para os poupadores e passivos para os tomadores do empréstimo. Um empréstimo que você toma de um banco para comprar um carro e um instrumento financeiro, pois ele representa um passivo – uma obrigação – para você e um activa – um direito de receber futuros pagamentos – para o banco.
O sistema financeiro actua como intermediário entre poupadores e tomadores de empréstimos, pois reduz custos de transacção ao prover serviços financeiros.