Sistema financeiro nacional
FACULDADE DE CIENCIAS EMPRESARIAIS – FACE
ADMINISTRAÇÃO
Alexandre
Mercado de Capitais
Sistema Financeiro Nacional.
BELO HORIZONTE
2013
Alexandre
Mercado de Capitais
Sistema Financeiro Nacional.
Trabalho apresentado á disciplina de Mercado de Capitais do curso de Administração da Universidade FUMEC
Prof.: Alexandre Pires
BELO HORIZONTE
2013
Introdução
O objetivo maior do sistema financeiro é estabelecer a intermediação entre os agentes econômicos superavitários, cujos rendimentos correntemente recebidos são superiores os seus dispêndios totais, canalizando suas disponibilidades aos agentes econômicos deficitários, cujos dispêndios globais em consumo e investimento são superiores às suas disponibilidades imediatas, criando condições para a expansão da demanda agregada, sob a forma de mais consumo ou de mais investimento.
Porém, esta intermediação, por sua complexidade requer mecanismos reguladores, para maior eficiência na alocação dos recursos. Por este motivo, o Sistema Financeiro Brasileiro evoluiu desde os tempos do império, passando pelo período das guerras e da depressão, do pós guerra e reformas, até chegar a estrutura atual. O conhecimento desta estrutura é de fundamental importância para o economista.
1 ESTRUTURA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL.
O sistema financeiro nacional pode ser entendido como um conjunto de instituições financeiras e instrumentos financeiros que visam, em última análise, transferir recursos dos agentes econômicos (pessoas, empresas, governo) superavitários para os deficitários.
É em função do processo de distribuição de recursos no mercado que se evidencia a função econômica e social do sistema financeiro.
O Sistema Financeiro Nacional foi estruturado e regulado pela Lei de Reforma bancária(1964), Lei do Mercado de Capitais(1965) e, mais recentemente com a lei de criação dos Bancos Múltiplos(1988). É constituído por todas as