Sistema financeiro nacional
Resumo
Com o aumento das operações financeiras, houve a necessidade de implantação de órgãos competentes para a administração dos recursos e transferências entre os agentes. Em meados do século XVIII, surgiu o Banco do Brasil e outras instituições com o objetivo de melhoria do sistema financeiro nacional e compostas por diversos tipos de representantes.
Palavras chave: CVM, BACEN, CMN, Valores imobiliários, Fundos de Investimento, ações, Mercado de Capitais, Bolsas de Valores, fiscalizar.
Abstract
With the Financial Transactions increase, arose the need to implant competent institutions to manage the resources between finances agents. In the mid of XVIII century, came the “Banco do Brasil” (Bank of Brazil) and others institutions aiming to improve the national financial system which is composed of several representatives.
Key Words: CVM , BACEN, CMN, Securities, Investment funds ,stock, capital Market, Stock Exchange , supervise.
Introdução
No mundo atual, podemos notar a expansão financeira e diante desses avanços foram implantados métodos e entidades para controlar e regulamentar o processo administrativo com o objetivo de organizar e padronizar o nosso sistema financeiro nacional. Todas estas questões serão devidamente ponderadas ao longo deste estudo, levantando a origem, o desenvolvimento do setor financeiro, as características e as atribuições de cada entidade normativa, supervisora e operadora.
Artigo definido durante o 4º período do curso de Administração LFE Comercio exterior da FAE, para cumprimento do Modulo de Conjuntura Econômica e conhecimento pessoal.
DESENVOLVIMENTO
Origem do Sistema Financeiro
A formação do sistema financeiro teve seu início com a vinda da Família Real portuguesa, em 1808, quando foi criado o Banco do Brasil. Com o tempo novas instituições foram surgindo, como a Inspetoria Geral dos Bancos (1920), a Câmara de Compensação do Rio de Janeiro (1921) e de São Paulo (1932), dentre