sistema financeiro nacional
O Sistema Financeiro Nacional é parte integrante e importante de qualquer sociedade econômica moderna, sua principal função é a alocação de recursos na economia através de diversos seguimentos. E é formado por um conjunto de instituições e instrumentos que viabilizam o fluxo financeiro entre os poupadores e os tomadores. Voltado para a gestão da política monetária do governo federal, é composto por entidades supervisoras e por operadoras que atuam no mercado nacional e orientados pelos seguintes órgãos normativos:
CMN-CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL, é o órgão máximo do Sistema Financeiro Nacional, sem funções executivas, órgão normativo responsável pela fixação de diretrizes das políticas monetária, creditícia e cambial do país, funcionando como um “conselho de política econômica”, esta acima de todas as demais entidades. O CMN é composto pelo Ministro da Fazenda (Presidente), Ministro do Planejamento (orçamento e Gestão) e Presidente do Banco Central (Bacen),os seus membros se reúnem uma vez por mês, ou em casos extraordinários pode acontecer mais de uma vez por mês. As decisões são materializadas através de resoluções normativas de caráter público.
CNSP-CONSELHO NACIONAL DE SEGUROS PRIVADOS, órgão normativo das atividades de seguros no Brasil, vinculado ao Ministério da Fazenda.
CNPC-CONSELHO NACIONAL DE PREVIDENCIA COMPLEMENTAR, que é o órgão com a função de regular o regime de previdência complementar operado pelas entidades fechadas de previdência complementar.
Podemos observar que algumas noções são básicas para o entendimento do funcionamento do mercado de economia, onde estudos se preocupam com a alocação da economia, enquanto temos desejos ilimitados e os recursos para suprir estes desejos são escassos comparando estes desejos com países a situação não fica muito diferente causando impacto no todo, de um lado a oferta (trabalho, capital,