Sistema excretor
Funcionamento do Sistema Excretor Humano
Os rins estão localizados imediatamente abaixo do diafragma e na região dorsal do abdômen atrás do estômago e do fígado e sendo encontrados um de cada lado da coluna vertebral. Graças a esta localização, os rins são protegidos pelas últimas costelas, além da proteção de uma camada de gordura.
Os rins possuem um formato de feijão e são formados por uma cápsula externa fibrosa, envolvendo o córtex que contém as estruturas filtradoras e mais internamente a medula, na qual passam os tubos coletores.
De cada um dos rins sai um ureter, um ducto responsável por levar a urina para a bexiga, um órgão oco e com capacidade de distensão no qual esta urina é armazenada. Quando o volume de urina reflete um determinado grau de enchimento da bexiga, sentimos a necessidade de urinar. Assim, a bexiga se contrai e expulsa a urina que atinge o exterior do corpo através da uretra.
A filtração do sangue pelo Sistema Excretor
No Sistema Excretor ocorre a filtração do sangue com a consequente formação de urina. O órgão do Sistema Excretor responsável por esta filtração é o rim, em cujo córtex são encontrados cerca de um milhão de néfrons, as unidades funcionais filtradoras do rim.
O néfron é formado por um túbulo com uma extremidade fechada, chamada de cápsula de Bowman. A outra extremidade do néfron é aberta e é através da qual que a urina formada atinge o ureter. O néfron ainda contém uma parte vascular, através da qual circula o sangue, e uma parte tubular, onde se