Simbolismo do corpo na bíblia
“Simbolismo do Corpo na Bíblia”
As experiências corporais que se deram através de milênios são experiências contraditórias, daí significados contraditórios do corpo. Essa soma de símbolos para cada parte do corpo, repensada através do tempo, até chegar os dias de hoje explica a nossa relação com o corpo. As más interpretações de diversas igrejas por conta de equívocos e reducionismos na interpretação da Bíblia hebraica acarretaram modos de lidar com o corpo de maneira rígida, quase destrutiva. Mas esse livro esclarece todas essas confusões trazendo à tona a beleza e delicadeza que o primeiro testamento trás. Diante da riqueza de significados que o livro proporciona de todas as partes do corpo humano, optei por fazer um resumo de cada parágrafo e adicionar em cada momento um significado pessoal, que tem mais respeito à classe artística.
Cap. 1- Um coração sensato
O coração está sempre ligado há uma idéia de interiorização, de centro, consciência e individualidade e essas idéias são centrais na Bíblia.
Pode-se usar a palavra coração para expressar o que se passa no interior de uma pessoa, seus sentimentos e suas verdadeiras intenções (caráter). Deus sabe exatamente que se passa dentro de todos, já os humanos tem dificuldade para descobrir o que se passa verdadeiramente.
Nele habita a nossa razão e o que temos de mais sincero em nós, por conta disso dele depende nossa inteligência e bom senso e nele guardamos nossos segredos e mistérios, daí a importância das palavras de Deus entrarem no coração.
Os egípcios temiam que após a morte seu coração fosse pesado na balança, e se leve demais, devorado, já os israelitas se preocupavam com ele em vida, pediam a Deus um coração bom, leal. Por que até Deus tem um coração é ele que permite seu amor pelos seres.
Utilizamos muito em nossos ensaios a palavra decorar, vem de “De Coração”. Ou seja, quando nos deparamos com um texto temos que apreendê-lo de tal maneira a parecer que faz parte