O SIMBOLISMO DA GUA NAS TRADI ES RELIGIOSAS
A água é um bem comum considerado um patrimônio da humanidade, pois ela é o alicerce da natureza. Sem ela não haveria vida na terra, por isso precisamos ter todo cuidado para não desperdiçá-la, para o bem de todos. O Brasil é um dos países mais rico em água doce. Sua bacia hidrográfica é a mais intensa formada por cerca de 12% de água doce do Planeta. Por isso é considerada um símbolo não somente de pureza, mas também, de vida.
É importante ressaltar a importância da água para o ser humano, pois cerca de 3/4 do planeta é coberto de água e o próprio corpo humano possui aproximadamente 87% de água.
Tem um desempenho preponderante nas várias religiões pelo seu poder purificador, que a utilizam em seus rituais, tais como: O Cristianismo, o Islamismo, o Judaísmo, o Hinduísmo, o Espiritismo, as Religiões Afro, Indígenas, Xintoísmo e Wicca.
No Cristianismo a água é utilizada no batismo para fazer o renascimento da pessoa, para se purificar dos pecados e ter uma vida nova. No catolicismo: Tem-se a água benta que é considerado como uma espécie de medicação espiritual. Na Nova Versão Internacional da Bíblia, o termo "água" é mencionado (442) vezes. Temos o batismo de Jesus no Rio Jordão (Mc 1,9).
Por outro lado, no Novo Testamento, a “água viva” ou a “água da vida” representa o espírito de Deus, isto é, a vida eterna.
No Islamismo: todas as mesquitas possuem uma fonte de água, normalmente uma fonte, para esta ablução. Por fim, o último tipo de ablução diz respeito às situações em que a água escasseia – nesse caso os Muçulmanos usam areia para a lavagem.
No Judaísmo: Os Judeus usam a água para lavagens rituais com o objectivo de restaurar ou manter um estado de pureza. A lavagem das mãos antes e depois das refeições é obrigatória.
Tanto no Judaísmo quanto no Islamismo os mortos são banhados, simbolizando a passagem para uma nova vida eterna espiritual.
No Xintoísmo e na Wicca, a água é usada em quase todos os rituais de limpeza