Sistema Excretor
Sistema Excretor Humano
Alunos: Alice de Abreu (01); Bruna Brito (07); Eduarda Michaelle (12); Victor Azeredo.
Turma: 201.
Professora: Roberta Viola.
Resumo.
Após o sangue realizar sua tarefa de nutrir os tecidos, o organismo humano produz substâncias tóxicas que devem ser eliminadas. A função do sistema excretor é filtrar o sangue. A esses resíduos, nomeamos excretas. Um fato importante, é enfatizar que o termo “excreta” não faz referência às fezes, e sim ao produto resultante da atividade das células, substâncias que estão em excesso no sangue. Todos esses elementos são expelidos sob forma de urina e suor. O gás carbônico, por sua vez, é eliminado através do sistema respiratório. Ressalta-se também que o sistema excretor não apenas elimina resíduos, como também controla a composição química dentro do organismo.
A urina humana é, principalmente, formada por água. Também contém outras substâncias dissolvidas, tais como ureia e cloreto de sódio. Há órgãos no sistema urinário que são denominados uropoéticos, que tem a função de guardar a urina temporariamente para, mais tarde, ser expelida. O volume e a acidez da urina dependem da regulação dos hormônios. O aparelho urinário tem a função específica de separar resíduos que são prejudiciais ao organismo e eliminá-los sob forma de urina. Aliás, a maior parte dos nossos resíduos corporais são eliminados através desta urina. Apenas uma pequena parcela é expelida por suor.
Os órgãos desse aparelho urinário podem ser divididos em órgãos secretores, que produzem a urina, e órgãos excretores que drenam o resíduo para fora do corpo. Os principais órgãos urinários compreendem a seguinte formação: Rins (2), que produzem a urina; Ureteres (2), que também podem ser chamados de ductos, que transportam a urina para a Bexiga (1), onde fica