Sistema excretor renal
A excreção tem por principal função eliminar substâncias nitrogenadas e regular a quantidade de água nos indivíduos. Os excretas nitrogenados podem ser eliminados sob diferentes formas, dependendo do animal: aminoácidos, ureia e ácido úrico.
Os rins e vias urinárias constituem o sistema urinário dos mamíferos, que é muito eficiente na limpeza do organismo. Os rins recebem o sangue a ser filtrado, que é rico em oxigênio necessário à sobrevivência, através das artérias renais, que se transformam em vasos cada vez menores no seu interior (arteríolas). Essa ramificação de vasos entra em contato direto com a unidade excretora do rim, o néfron.
O néfron está dividido em duas regiões:
Uma que possui um novelo de capilares, onde a pressão do sangue expulsa para uma cápsula coletora a água e pequenas moléculas dissolvidas no plasma sanguíneo, sais, ureias, moléculas orgânicas simples. Estruturas e substâncias maiores não passam do interior dos capilares para a cápsula.
O túbulo renal, onde ocorre a reabsorção. A água e outras sustâncias úteis que haviam sido filtradas voltam para o sangue. O sangue filtrado sai dos rins pela veia renal, livre de excretas e rico em gás carbônico.
Órgãos do sistema urinário
Rins, Ureter, Bexiga e Uretra
De cada rim sai um tubo, os ureteres, que levam o produto da filtração e reabsorção (urina) até a um reservatório, a bexiga urinária, que tem por função armazenar a urina. A bexiga é um órgão constituído por musculatura elástica, o qual aumenta conforme armazena a urina. Seu limite é, em média, de 600ml, pouco mais que meio litro. A urina sai para o exterior do corpo através da uretra.