SISTEMA EXCRETOR

2039 palavras 9 páginas
Introdução

O sistema excretor tem a função de eliminar os resíduos da reacções químicas que ocorrem dentro das células, no processo de metabolismo. Dessa maneira, muitas substâncias que não são aproveitadas no organismo, principalmente as tóxicas, são excretadas do corpo.
Os rins filtram todas as substâncias da corrente sanguínea, a urina é formada destes resíduos. A urina é formada continuamente no rim e acumulada na bexiga, os rins estão localizados na parte dorsal do abdome, abaixo do diafragma, constituído de tecido conjuntivo. No rim estão localizadas as unidades filtradoras, os néfrones. O néfron, unidade funcional dos rins, é constituído de duas partes: o corpúsculo renal e o túbulo náfrico ou renal. Nele ocorrem a filtração, a reabsorção e a secreção.
Através da excreção são eliminadas substâncias tóxicas fabricadas pelo metabolismo celular.

Função do Sistema Excretor

O sistema excretor é um conjunto de órgãos que produzem e excretam a urina, o principal líquido de excreção do organismo. Os dois rins filtram todas as substâncias da corrente sanguínea, estes resíduos formam parte da urina que passa, de forma contínua, pelos ureteres até a bexiga.
Depois de armazenada na bexiga, a urina passa por um conduto denominado uretra até o exterior do organismo. A saída da urina produz-se pelo relaxamento involuntário de um esfíncter que se localiza entre a bexiga e a uretra e também pela abertura voluntária de um esfíncter na uretra.
Excreção é o processo pelo qual eliminam substâncias nitrogenadas tóxicas (denominadas excretas ou excreções que provêm principalmente da degradação de aminoácidos ingeridos no alimento), produzidas durante o metabolismo celular.
A ureia é a principal excreta, sendo eliminada dissolvida em água, formando a urina. Por terem a ureia como principal excreta, os homens são chamados de uretéricos.

Funcionamento do Sistema Excretor

A eliminação de substâncias prejudiciais ou que estão em excesso em nosso

Relacionados

  • Fisiologia Gastrointestinal Med Resumos
    10183 palavras | 41 páginas
  • Estudo de caso biologia celular
    3409 palavras | 14 páginas
  • SISTEMA ENDÓCRINO E SUAS ESTRUTURAS ANATÔMICAS
    14430 palavras | 58 páginas