sistema estrutural
2. Posicionamento dos Elementos Estruturais
O posicionamento dos elementos estruturais (lajes, vigas, pilares, fundações) é dado em função de cada projeto, em consonância com os demais projetos componentes de uma edificação, como por exemplo: projeto arquitetônico, projeto hidráulico, projeto elétrico etc.
Você gostaria de ter que se abaixarem todas as vezes que desce uma escada para não correr o risco de fazer um galo batendo-a em uma viga que cruza esta escada?
Você gostaria de estar sentado na plateia de um teatro em uma poltrona que fica bem atrás de um pilar?
Seria interessante uma tubulação horizontal ter que desviar das vigas em cada piso de um edifício?
Curiosidade
Qual seria o limite de altura para edifícios em:
Alvenaria: chega-se até (acreditem!) 20 pavimentos, mas com uma limitação, a espessura das paredes no pavimento térreo que podem chegar até 1,50 metros.
Concreto armado: chega-se até 60 pavimentos com a limitação nas dimensões e na quantidade de pilares no pavimento térreo.
Aço: chega-se até 190 pavimentos com limitações quanto à necessidade de travamento e também, dependendo da eficiência do travamento, limitações devido a possíveis oscilações que possam ocorrer devido ao vento (podendo chegar até 40 cm no topo de um edifício para ventos muito fortes).
O observação Para se entender bem a estreita ligação entre Engenharia e Arquitetura, deve-se estar atento para o fato de que novos Sistemas Estruturais oferecem a possibilidade de criação de novas Expressões Arquitetônicas que, por sua vez, exigem novos Sistemas Estruturais, formando um círculo interminável que vem permitindo a evolução tanto da Engenharia como também da Arquitetura através dos tempos.
Teatro Villa-Lobos - São Paulo
C conclusão Para se compreender melhor a parte TÉCNICA de uma obra, é necessário o conhecimento de alguns pontos, como por