Sistema Estimulador do Coração
O coração contrai aproximadamente 80 vezes por minuto e para que esta atividade muscular cardíaca seja eficiente, é necessária uma sequência ordenada e com intervalos curtos. Se existe uma atividade muscular cardíaca desordenada, partes do miocárdio irão contrair ou relaxar ao acaso, inviabilizando assim uma eficiente circulação sanguínea pelo corpo e o coração não poderá realizar a sua atividade de bomba propulsora de sangue. Para que ocorra o enchimento ventricular adequado, os ventrículos devem se contrair ao mesmo tempo, e os átrios devem-se contrair no momento apropriado, para que a sua contração produza o enchimento do ventrículo antes que a contração ventricular se inicie.
COMPLEXO ESTIMULANTE DO CORAÇÃO
As fibras musculares cardíacas diferem das outras, pois, são capazes de produzir potenciais de ação ininterruptamente e no mesmo ritmo. Funcionando como um marcapasso, estabelecem o ritmo do coração e como complexo estimulante estabelece o caminho em que se dispersam os potenciais de ação no miocárdio, garantindo ao coração, contrações coordenadas e tornando-o uma bomba eficaz.
Consiste em células musculares cardíacas (tecido nodal) e fibras de condução altamente especializadas para os impulsos iniciais conduzindo-os rapidamente através do coração. Fornece o estímulo elétrico e coordena a contração; um sinal elétrico é iniciado, estimulando a contração do músculo cardíaco. A frequência cardíaca (FC) é controlada pelos marca passos fisiológicos, enquanto o ritmo dos marca passos é dado por impulsos vindos dos centros vasomotores do tronco encefálico (bulbo). O sistema de condução de impulsos compreende o nó sinoatrial, o nó atrioventricular e o feixe atrioventricular com seus dois ramos que se ligam as fibras de Punkinje que se unem ao músculo cardíaco.
Nó Sinoatrial (Nó SA): -No átrio direito, junto á entrada da veia cava; é o principal marca passo-Dispara um sinal elétrico, em média, 72 vezes por minuto.Fibras de Condução