Sistema esqueletico
O esqueleto humano é composto de 206 ossos. Os ossos estão unidos formando uma estrutura que além de manter a forma corporal permite a sua movimentação. O esqueleto fornece proteção aos órgãos internos do organismo:
● O encéfalo situa-se dentro do crânio.
● Os pulmões, o coração e grandes vasos dentro do tórax.
● Parte dos órgãos abdominais, como o fígado e o baço, encontra-se sob o gradil costal inferior.
● A medula espinhal aloja-se no interior da coluna vertebral.
Os ossos são estruturas vivas como qualquer órgão do corpo humano, possuem vascularização e inervação e dependem também de oxigênio e de nutrientes para sua sobrevivência. Todos os ossos possuem uma camada externa chamada de córtex (camada cortical) e uma camada interna chamada de medula (camada medular). O córtex é rígido devido ao depósito de cálcio. A medula óssea é macia e é responsável pela produção das hemácias e das plaquetas e por alguns tipos de leucócitos. E desta camada que se faz o transplante de medula óssea.
Os ossos crescem durante a infância e a adolescência. Na criança os ossos são mais flexíveis e, portanto, com uma tendência menor às fraturas, somente na idade adulta adquirem sua rigidez final. À medida que o indivíduo envelhece os ossos tornam-se progressivamente mais frágeis, chegando a um estado de enfraquecimento ósseo generalizado conhecido como osteoporose. A osteoporose é mais comum em mulheres após a menopausa e torna os ossos e sujeitos a fraturas mesmo com traumatismos leves, esta é uma das razões pelas quais ocorrem tantas fraturas do colo do fêmur entre os idosos. Sempre que se atender uma vítima idosa devese considerar sua maior propensão às fraturas.
Partes do Esqueleto
O esqueleto axial é formado pela cabeça e o tronco. O esqueleto apendicular é formado pelos membros e sua cintura de ligação com o esqueleto axial.
Aspecto frontal do esqueleto
Esqueleto
Cabeça
Crânio
O crânio é uma caixa óssea rígida que dá proteção