sistema esqueletico
Possui função de sustentar o corpo, proteger órgãos internos, produzir células sanguíneas, apoiar os músculos e armazenar cálcio.
O esqueleto é formado por ossos, cartilagens e articulações.
As articulações funcionam como alavancas e possuem tecido conjuntivo que permite um deslize sem oferecer prejuízo (atrito) ao organismo.
Um indivíduo humano possui em média 206 ossos (com a velhice a tendência é que os ossos se fundem), porém um recém nascido possui em média 270 ossos (isso facilita a passagem do feto no canal durante o parto normal).
Divisão do esqueleto:
Esqueleto axial: formado pela caixa craniana, torácica e coluna vertebral.
Esqueleto apendicular: cintura escapular, cintura pélvica, membros superiores e inferiores.
Tipos de Ossos:
Ossos longos: são aqueles que o comprimento é maior do que a largura e a espessura com um corpo chamado de diáfise e duas extremidades chamadas de epífises. Ex: fêmur (coxa), rádio e ulna (braço), tíbia e fíbula (perna), metacarpos (dedos).
Ossos curtos: São aqueles que possuem comprimento, largura e espessura equivalentes. Ex: carpo (mãos).
Ossos planos: São aqueles em que a largura e o comprimento predominam sobre a espessura. Ex: escápula (osso da costa), crânio (osso da cabeça), Ossos irregulares: São aqueles que não possuem padrão. Ex: osso da pelve, vértebras.
Ossos pneumáticos: São ossos irregulares do crânio que possuem cavidades que ficam cheias de ar, são elas que quando infeccionadas causam inflamação como sinusite, dores de cabeça e etc.
Ossos sesamóides: são nódulos ossificados que ficam inseridos nos tendões para reduzir a pressão. Ex: patela ou rótula (osso do joelho).
Ossos da coluna vertebral: a coluna vertebral humana possui 33 vértebras, sendo 24 móveis e 9 imóveis. Cada vértebra possui um nome em específico de acordo com sua localização: 7 cervicais, próximas ao crânio, 12 vértebras torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 coccígenas; entre cada uma