sistema esqueletico
1.1 A CLASSIFICAÇÃO CELULAR
O estudo da célula propõe duas subdivisões segundo a (i) organização estrutural celular e, noutro caso, de acordo com o (ii) número de células.
Neste último caso, as células se subdividem em unicelulares que são organismos providos de uma única célula; e pluricelulares que são organismos dotados de mais de uma célula. Quanto à primeira situação, isto é, de acordo com a organização da estrutura celular, as células subdividem-se em procarionte, trata-se de células desprovidas de carioteca e eucarionte que são células dotadas de carioteca.
1.2 CARIOTECA
A carioteca nada mais é que uma membrana que reveste o núcleo das células, diferenciando ou separando o conteúdo nuclear do citoplasma. Também atende por invólucro nuclear, envoltório nuclear, membrana nuclear ou cariomembrana. Apesar de possuir tamanho reduzido, é uma estrutura bastante complexa, formada por duas membranas lipoproteicas justapostas e revestidas internamente por uma lâmina de filamentos proteicos. A carioteca apresenta porosidade resultante de uma comunicação fundida e que permite alguma comunicação entre o citoplasma e o núcleo, porém, diferenciando-os quimicamente. É através dos poros que há a troca de proteínas, RNA e outras moléculas polares. Além disso, o processo de difusão também está presente nesta membrana, em que permite o livre transporte de moléculas apolares de menor tamanho. Por se tratar de uma estrutura de dupla camada, a parte voltada ao citoplasma, isto é, externa, caracteriza-se com um prolongamento do retículo endoplasmático, apresentando características semelhantes como alguns ribossomos aderidos em sua superfície.
2 CÉLULA PROCARIONTE
2.1 CONCEITO
Considerando o disposto sobre a carioteca, para uma melhor compreensão, a palavra procarionte vem do grego em que o termo pro significa “antes”. Isto é, por se tratar de uma célula desprovida de carioteca, como se células com esta característica “estivessem antes” das