sistema esqueletico
Sistema Esquelético
O Sistema esquelético (ou esqueleto) humano consiste em um conjunto de ossos, cartilagens e ligamentos que se interligam para formar o arcabouço do corpo e desempenhar várias funções, tais como: proteção (para órgãos como o coração, pulmões e sistema nervoso central); sustentação e conformação do corpo; local de armazenamento de cálcio e fósforo (durante a gravidez a calcificação fetal se faz, em grande parte, pela reabsorção destes elementos armazenados no organismo materno); sistema de alavancas que movimentadas pelos músculos permitem os deslocamentos do corpo, no todo ou em parte e, finalmente, local de produção de várias células do sangue.
O sistema esquelético pode ser dividido em duas grandes porções: uma mediana, formando o eixo do corpo, composta pelos ossos da cabeça, pescoço e tronco, o esqueleto axial; outra, apensa a esta, forma os membros e constitui o esqueleto apendicular. A união entre estas duas porções se faz por meio de cinturas: escapular (ou torácica), constituída pela escápula e clavícula e cintura pélvica constituída pelos ossos do quadril. Fig. Esqueleto Axial Fig. Esqueleto Apendicular
No adulto existem 206 ossos. Este número varia de acordo com a idade (do nascimento a senilidade há uma redução do número de ossos), fatores individuais e critérios de contagem.
São Tecidos formadores dos ossos
O tecido ósseo é formado por células denominadas Osteócitos, osteoblastos e Osteoclastos. A matriz óssea é formada por substância intercelular rica em cálcio e fósforo e parte orgânica protéica cujo componente mais abundante é o colágeno.
Podemos encontrar nos ossos duas classes de tecidos:
· Tecido ósseo esponjoso – encontra-se nas extremidades dos ossos longos e sua substância intercelular apresenta cavidades. No interior dessas cavidades, encontramos a medula óssea vermelha, assim chamada por produzir glóbulos vermelhos, alguns glóbulos brancos e plaquetas.