Sistema Especialista
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS - CCT
CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO
ALDENOR NASCIMENTO
AYRTON MELLO
CAIO DE CASTRO
ELIZEU MATHEUS
VITOR THOMAZ
IINTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: Sistemas Especialistas Utilizando o
Expert Sinta
SÃO LUÍS - MA
2015
ALDENOR NASCIMENTO
AYRTON MELLO
CAIO DE CASTRO
ELIZEU MATHEUS
VITOR THOMAZ
IINTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: Sistemas Especialistas Utilizando o
Expert Sinta
Trabalho apresentado a disciplina de Inteligência Artificial do curso de Engenharia da Computação no intuito de obtenção da 1ª nota do 5º período.
SÃO LUÍS - MA
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6
2.1 BASE DE CONHECIMENTO OU BASE DE REGRAS 8
2.2 MOTOR DE INFERÊNCIA 8
2.2.1 Modo de raciocínio 9
2.2.2 Estratégia de busca 9
2.2.3 Resolução de conflitos 10
2.3 QUADRO NEGRO 10
2.4 MEMÓRIA DE TRABALHO 10
4. O EXPERT SINTA 12
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
REFERÊNCIAS 18
1 INTRODUÇÃO Este trabalho é o resultado de uma pesquisa sobre os sistemas de informação com foco nos softwares adequados às áreas específicas do conhecimento. Programas criados para o auxílio de pessoas especializadas em determinadas funções, sendo assim, chamados de Sistemas Especialistas (SEs). Xavier Py (2009) esclarece que o conceito no qual se baseiam os SEs está em permitir que a máquina, por meio do armazenamento e sequenciamento de informações e auto-aprendizagem, possibilite o uso de um conhecimento especializado e solucione problemas vinculados a esse conhecimento, por meio de um programa ou software.
Esses softwares possuem nível de conhecimento semi-equivalente aos especialistas, trazendo resultados estáticos, permitindo o usuário checar qual resposta possui maior percentual e maior importância também. Com isso, além de aumentar a agilidade do trabalho exercido, também é menos susceptível a erros, pois ao contrário de um ser humano, a máquina não erra segundo os dados trabalhados e a