Sistema energetico
Educação Física Bacharelado
SISTEMAS ENERGÉTICOS
Euripedes Barsanulfo G. Gomide
Centro Universitário Claretiano
BATATAIS
2015
INTRODUÇÃO
Sistemas energéticos importantes na hipertrofia, basicamente existem três fontes energéticas primordiais que são: ATP-PC, Glicólise Anaeróbica e Aeróbico.
DESENVOLVIMENTO
ATP-CP
Podendo se assumir que o sistema ATP-CP supriria a energia de no máximo 15-20 segundos para os exercícios de curta duração como sprints, lançamentos, chutes, etc.
E de maior duração 30-45 segundos, como corridas de 100 e 200 m., provas de natação de 50 m., saltos de grande amplitude e levantamento de peso. Este sistema tem predominantemente o uso de carboidratos, gorduras e proteínas.
GLICÓLISE ANAERÓBICA
A glicólise anaeróbia envolve a desintegração incompleta de uma das substâncias alimentares, o carboidrato, em ácido lático. Pode ser utilizado dessa forma ou armazenado no fígado e nos músculos, como glicogênio. A glicólise anaeróbia é mais complexa do que o sistema do fosfagênio (12 reações). A partir de 1mol, ou 180g de glicogênio, apenas 3 moles de ATP podem ser ressintetizados. O acúmulo mais rápido e os níveis mais altos de ácido lático são alcançados durante um exercício que pode ser sustentado por 60 a 180 segundos.
AERÓBICO
O sistema aeróbico é um complexo de vários componentes diferentes. Por causa de sua habilidade de utilizar carboidratos, gorduras e proteínas como fonte de energia e porque produz somente o CO2 e água como produto final, esse sistema tem capacidade ilimitada de produzir ATP. Sua complexidade e necessidade por constante suprimento de O é que limita a produção de ATP.
Esse sistema fornece energia para exercícios de intensidade baixa para moderada.
Fornece energia para atividades como dormir, descansar, sentar, andar e outros.
Quando a atividade vai se tornando um pouco mais intensa a produção de ATP fica por parte do sistema ácido lático e ATP-CP. Atividades mais intensas como