Sistema endócrino
O sistema endócrino dos animais vertebrados é formado por uma diversidade de glândulas e órgãos que, juntamente ao sistema nervoso, coordenam os processos fisiológicos de um organismo. Através deste sincronismo, o sistema nervoso recepciona e conduz estímulos captados do meio externo, induzindo o sistema endócrino a reagir de acordo com as necessidades metabólicas.
Sendo a atividade endócrina, ocorrendo por meio de mensageiros químicos, os hormônios, substâncias de natureza protéica sintetizadas pelas glândulas, liberam seus produtos na corrente sanguínea em resposta aos fatores externos ou processos que permitem a manutenção do equilíbrio interno, atuando diretamente sobre a funcionalidade dos órgãos.
Dessa forma, por exemplo, um organismo controla: a concentração hídrica, a disponibilidade de carboidratos para o trabalho celular, a absorção de minerais, a pressão arterial, o surgimento dos caracteres sexuais, a maturação de células reprodutivas, a estimulação do desenvolvimento (crescimento), regulação do ciclo menstrual feminino, a secreção de leite nos mamíferos, dilatação do canal vaginal e contrações uterinas em virtude do parto, entre outras inúmeras funções.
Contêm as glândulas Hipófise, Pineal, Tireóides, Paratireóides, Suprarrenais, Timo, Pâncreas e as Gônadas (Testículos e Ovários).
GLÂNDULAS
Uma glândula é um órgão, constituído de tecido epitelial, cuja função é secretar algumas substâncias com uma função pré-determinada. Esta substância pode ser secretada dentro do sistema circulatório ou fora dele. No primeiro caso a glândula tem função endócrina e no segundo função exócrina. Uma glândula pode conter os dois tipos de função ao mesmo tempo (Mistas).
Classificação
As glândulas podem ser classificadas segundo muitos critérios. Dentre os mais importantes pode-se citar: Quanto ao número de células; Quanto à natureza de sua secreção; Quanto à forma da glândula; Quanto ao seu mecanismo de secreção.
[pic]