Sistema Endócrino
As principais glândulas do sistema endócrino são: Hipófise, Tireoide, Paratireoide, Pâncreas, Super –Renais, Ovários e Testículos
Hipófise
A Hipófise esta localizada na fossa hipofisal (sela túrcica) do osso esfenoide. E esta ligada ao cérebro pelo infundíbulo (pedúnculo da hipófise).
A Hipófise possui três porções: Hipófise anterior, Hipófise intermedia e Hipófise posterior
A localização e ação dos principais hormônios da Hipófise anterior:
TSH - Hormônio Tireo-estimulante: Colocada na face anterior da traqueia, na região media do pescoço. Estimula a glândula tireóide.
ACTH – Hormônio Adrenocorticotrópico: Colocada nos pólos superiores dos dois rins e são constituídas externamente pela córtex e internamente pela medula. Age sobre o córtex das glândulas supra-renais.
GH – Hormônio do Crescimento: Age no organismo de um modo geral abrangendo vários órgãos. Age no metabolismo aumentando o anabolismo proteico e mobilizando carbohidratos e gorduras.
FSH – Hormônio Folículo-Estimulante: Age sobre a maturação dos folículos ovarianos e dos espermatozoides. Atuam nas gônadas masculinas e femininas.
LH – Hormônio Luteinizante: Estimulante das células intersticiais do ovário e do testículo; provoca a ovulação e a fabricação de testosterona.
O hormônio folículo-estimulante (FSH) e a hormona luteinizante (LH) atuam em conjunto para a reprodução.
LTH – Hormônio Luteo-Trópico ou Prolactina: Interfere no desenvolvimento das mamas, na mulher e na produção de leite.
A localização e ação dos principais hormônios da Hipófise posterior:
HAD – Hormônio antidiurético ou vasopressina: Fazem com que os rins conservem a água no corpo. Constitui-se em um mecanismo importante para a regulação do equilíbrio hídrico do organismo.
OCITOCINA: Age particularmente na musculatura lisa da parede do útero, facilitando, assim, a expulsão do feto e da placenta e da expulsão do leite dos alvéolos da mama.
A deficiência de hormônio é conhecida como