Sistema Endócrino
Professora: Ana Luzia Medeiros
Turma: C
Aluna: Ana Paula Brandão Ferreira
Principais Glândulas e Funções;
Localização Anatômica.
O sistema endócrino é constituído por diversas glândulas e tecidos que secretam substâncias químicas responsáveis pelo controle da maioria das funções biológicas. As substâncias secretadas são chamadas de hormônios, que atuam em tecidos alvos ligando-se a receptores específicos. As glândulas que os secretam são chamadas glândulas endócrinas e seus produtos de secreção são veiculados pela corrente circulatória. Assim as glândulas endócrinas, através da secreção de seus hormônios, são responsáveis pelo crescimento, funcionamento e regulação de vários órgãos, incluindo a maioria das características morfológicas masculinas e femininas, atuando inclusive no comportamento dos indivíduos. Assim os hormônios são os responsáveis pela manutenção da homeostase, isto é do equilíbrio e perfeito funcionamento do organismo.
Principais Glândulas Endócrinas Humanas
HIPOTÁLAMO
HIPÓFISE OU GLANDULA PITUITÁRIA
GLANDULA TIREÓIDE
GLANDULAS PARATIREÓIDES
GLANDULAS SUPRA-RENAIS OU ADRENAIS
GLANDULA PINEAL
ILHOTAS DE LANGERHANS (PÂNCREAS ENDÓCRINO)
GÔNADAS
HIPOTALÁMO
O hipotálamo é posicionado abaixo do tálamo e do direito acima da haste de cérebro. Faz parte anterior do diencéfalo. Além de ser responsável pela regulação da liberação e inibição dos hormônios da hipófise, também produz oxitocina e ADH, que são posteriormente estocados no lobo posterior da hipófise.
Suas principais funções são:
Controle SNA: hipotálamo anterior controla o sistema parassimpático e o hipotálamo posterior o sistema simpático;
Controle endócrino;
Neurosecreção;
Regulação da temperatura corporal: hipotálamo anterior é sensível ao aumento da temperatura (vai desencadear processos para