Sistema endócrino
SISTEMA ENDÓCRINO
São Luís- MA, 2012.
ANA CAROLLINE JANSEN
MAÍRA BOUTY
SISTEMA ENDÓCRINO
Trabalho apresentado para obtenção parcial de nota da disciplina Anatomia Humana, do Curso de Biomedicina, na Faculdade São Luís.
Prof. Mônica
São Luís-MA, 2012.
Sistema endócrino
No nosso corpo todas as funções e atividades coordenadas e integradas pelo sistema nervoso e pelo sistema endócrino (hormonal). O sistema nervoso pode fornecer ao sistema endócrino informações sobre o meio externo, enquanto que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação. Este sistema é composto de várias glândulas que estão em vários pontos do nosso corpo. As glândulas são estruturas que produzem sustâncias que tem determinada função no nosso corpo.
Iremos abordar e citar suas funções sobre as principais ações sobre os órgãos e possíveis patologias com a ausência ou excesso na produção hormonal em nosso organismo. Alguns dos principais órgãos que constituem o sistema endócrino são: glândula pineal, a hipófise, o hipotálamo, a tireóide, paratireóides, timo as suprarrenais, o pâncreas, as gônadas (os ovários e os testículos) e o tecido adiposo.
Funções das glândulas endócrinas
Tem a função de produzir e lançar no sangue substâncias reguladoras, chamadas hormônios os quais percorrem todo o corpo até chegar ao órgão- alvo sobre o qual irá exercer sua atuação.
A glândula é um órgão constituído de tecido epitelial cuja função é secretar substâncias com funções pré determinadas. Essa substância pode ser secretada dentro do sistema circulatório ou fora dele. Uma glândula pode conter dois tipos de função ao mesmo tempo sendo uma endócrina e a outra exócrina. O pâncreas endócrino é responsável pela produção de insulina e o pâncreas exócrino é responsável pela produção e enzimas digestivas (lípase e amilase) responsáveis por ajudar na digestão das proteínas.
Feedback
A regulação