sistema endocrino
Conceito anatômico e funcional:
As glândulas endócrinas estão representadas por órgãos relativamente pouco volumosos e localizados em regiões diversas do corpo.
Por não possuírem ductos excretores, laçam seus respectivos produtos de secreção –hormônios –diretamente na corrente sanguínea.
Glândula tireóide:
Situa-se no plano mediano do pescoço, abraçando parte de traquéia e da laringe. Tem a forma de H ou U, apresentando dois lobos, direito e esquerdo, unidos por uma fita variável de tecido glandular, o istmo.
Hormônios e funções da Tireóide:
Triiodotironina (T3) e tiroxina (T4):regula a quantidade de iodo no organismo e regula o metabolismo celular. O excesso da secreção causa o hipertireoidismo, a escassês da secreção causa o hipotireoidismo.
Calcitonina: regula o nível de cálcio no sangue.
Glândulas paratireóides:
Estão situadas geralmente, na metade medial de cada lobo da glândula tireóide. Seu número varia de 2 a 6 e cada uma delas mede no máximo 6 milímetros.
Hormônios e funções da Paratireóide:
Paratormônio (HPT):controla o metabolismo do cálcio e do fósforo, aumenta a concentração de cálcio no plasma e diminui a concentração de fosfato. Aumenta a reabsorção óssea, promove a transformação metabólica da vitamina D nos rins.
Glândulas supra-renais:
São bilaterais, estando localizadas sobre o pólo superior dos rins onde podem ser facilmente visualizadas. Sua porção central é a medula e a periférica é o córtex.
Hormônios e funções da Supra-renal:
Córtex:
Corticosterona e aldosterona:controlam a absorção de água, açúcar e proteína no organismo.
Medula:
Adrenalina (epinefrina) e noradrenalina (norepinefrina): tem feitos metabólicos (quebra de glicogênio no fígado), cardiovasculares e vasoconstritores em geral. Esses hormônios atuam juntamente com a parte simpática do sistema nervoso autônomo em momentos de susto, medo e situações inesperadas, causando taquicardia, arrepios dos pelos, boca seca, etc.
Pâncreas:
É uma